ACADEMIA MAKER: SESSÕES DE CAPACITAÇÃO GRATUITAS

Nos próximos dias 22 e 29 de junho, o município, no âmbito do projeto Espaço Makers, leva a cabo duas sessões de capacitação, gratuitas, sobre modelação 2D e 3D, impressão 3D, Ccorte laser e vinil/estampagem. Enquadradas na Academia Maker, as sessões têm como propósito apoiar projetos, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso.

As sessões acontecem no Espaço Makers de Melgaço, sito no Edifício Altice, no Largo Hermenegildo Solheiro.

 

22 de junho
18h00 – 21h00: Modelação 2D e Corte laser e vinil/estampagem

 

29 de junho
18h00 – 21h00: Modelação 3D e impressão 3D

 

As inscrições são obrigatórias, aqui.

 

A SABER:

O Espaço Makers trata-se de um lugar-comum de inovação tecnológica e criativa e pode ser utilizado por empresas, jovens e crianças (espaço kids). Os interessados poderão aceder a ferramentas que os ajudarão a desenvolver uma ideia de projeto tecnológico e criativa, como impressão 3D, corte laser, programação, robótica, entre outras, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso.

«Pretende-se que este projeto se constitua como embrião de uma futura estrutura de maior dimensão capacitada para apoiar processos de transferência de conhecimento para as empresas já instaladas no concelho e, muito em particular, para as empresas a instalar na Zona Empresarial de Alvaredo, mas também um espaço útil para as empresas locais, que poderão aqui desenvolver os seus negócios.», refere o vice-presidente, José Adriano Lima, realçando que «no local temos uma equipa especializada para auxiliar e esclarecer todos os interessados.»

Nasceu da integração do Município de Melgaço numa rede de centros maker do Norte de Portugal e Galiza, cujo objetivo é criar e desenvolver uma rede de empreendedorismo, baseada nos centros de produção digital e prototipagem da euro-região Galiza-Norte de Portugal. O projeto representa um investimento total de aproximadamente 175.000 EUR e é cofinanciado pelo FEDER, através do POCTEP, com uma taxa de 75%.