Encontros Literários do Alto Minho – “As palavras que nos Unem”

No dia 20 de outubro, a Biblioteca Municipal será palco da ação Encontros Literários do Alto Minho – “As palavras que nos Unem”. A aposta passa novamente por uma programação em multiformatos, para proporcionar a participação e a integração de públicos com diversidade funcional.

Na sessão, que será conduzida por João Morales, serão disponibilizados conteúdos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e a tradução simultânea em língua gestual. A RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, que apoia a CIM Alto Minho na dinamização desta atividade, garante, por outro lado, as melhores condições possíveis no acesso físico às instalações das bibliotecas municipais.

PROGRAMA:

10h00: “O menino que Gritou para Dentro”, Ana Ventura

14h30: atuação da APPACDM e apresentação de peça de teatro pelo grupo de seniores amadores

Cada leitor, uma História, Nuno Camarneiro e Ana Ventura

A ação passará também por Ponte de Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, nos dias 21, 27, 28 e 29, respetivamente. O programa detalhado encontra-se disponível no site da RIBAM, aqui.

A iniciativa está inserida no projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e que tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

As livrarias AL Publicações, Centésima Página, Oficina com Pinta e Livraria Gomes marcarão também presença nas sessões, tendo em vista a divulgação e promoção dos livros dos escritores convidados para esta segunda etapa dos encontros literários. Em abril passado, a iniciativa passou pelas bibliotecas municipais de Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.