“Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” em sete restaurantes de Melgaço

É época de degustação da lampreia. Em Melgaço são sete os restaurantes que se associam à iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, que acontece de 15 de fevereiro a 16 de abril. Para a mesa levam propostas gastronómicas diversificadas, tradicionais e inovadoras, que satisfaçam todos os gostos.

Promovida desde 2010, pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, pela Confraria da Lampreia do Rio Minho, pelos municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – e por vários restaurantes aderentes à ação, esta é a 14ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”. O principal objetivo é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um caráter de forte atratividade turística para o território, valorizando a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho. «A lampreia do Rio Minho é um prato icónico da gastronomia do Vale do Minho que, apesar de não agradar a todos, atrai apreciadores de várias localidades, o que acaba por ser ótimo para toda a economia da região, pois quem vem acaba por ter outras experiências no território.» refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

Lampreia à bordalesa, assada no forno, ensopada no molho do seu próprio sangue e com arroz, recheada, escabeche e ainda sushi, são algumas das variadas propostas que os restaurantes irão apresentar.

Durante este período, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região. Em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza e aventura, não fosse este ser o destino de natureza mais radical de Portugal, mas também propostas culturais. Programa disponível aqui.