Melgaço, à descoberta do Natal

As propostas são variadas e irresistíveis: desde a cultura, passando pelo desporto e gastronomia, não faltarão motivos para uma visita ao Destino de Natureza Mais Radical de Portugal nesta quadra natalícia. O programa é para todo o mês de dezembro e a novidade é o “Natal no Largo”, que irá proporcionar um conjunto de atividades, para crianças e adultos, entre os dias 13 e 23. A inauguração da iluminação de Natal acontece no dia 6 de dezembro, pelas 18h00.

O Presépio ao Vivo, de 20 a 23 de dezembro, na Praça da República, volta a retratar as cenas bíblicas até ao nascimento do Menino Jesus. Mas muito mais promete animar a vila no último mês do ano: passeios de charrete, exposições ecológicas sobre a quadra, concertos de Natal, animação para os mais pequenos, espetáculos de dança, momentos musicais e tradicionais, sessões de fotografia com o Pai Natal, workshops gastronómicos e lúdico-pedagógicos, contos de Natal, a Queima do Ano Velho em Castro Laboreiro e a Festa de Passagem de Ano nas Termas de Melgaço, são as diferentes propostas.

E o Pai Natal volta a fazer Rafting: no dia 21 de dezembro, pelas 12h00 chega ao lugar do Peso (freguesia de Paderne) para entregar as prendas. “Nicolau” vai mostrar que rafting é uma das melhores experiências que se pode ter em Melgaço. Uma experiência de adrenalina única, emocionante, que combina aventura e Natureza.

As prendinhas de Natal poderão ser compradas no comércio local e também no Mercado de Natal, a decorrer de 13 a 23 de dezembro, no Largo Hermenegildo Solheiro, entre as 14h00 e as 17h30.

Neste Natal, as compras no comércio local (valor igual ou superior a 25 euros) dão prémios. A ação acontece no âmbito da campanha “Compre no Comércio Local”, que o município, em colaboração com a Associação Empresarial Minho Fronteiriço, tem divulgado com o propósito de potenciar a dinamização económica. «Hoje, encontramos no nosso concelho uma enorme multiplicidade de bens, muitos deles produzidos pelos melgacenses, símbolo da nossa identidade, marca de Melgaço. Melgaço Tem produtos únicos, de qualidade. Neste Natal, comprem em Melgaço. Valorizem Melgaço», atenta o autarca, Manoel Batista.

 

Concurso “Decoração de Natal”
Melgaço convida também os comerciantes, empresas, instituições e moradores a fazerem parte desta quadra, através do concurso “Decoração de Natal”: uma ação que tem como intuito reavivar os valores tradicionais do Natal e estimular o comércio local na Vila, através da decoração de ruas e estabelecimentos com a simbologia do Natal. Serão premiadas as mais belas e criativas decorações natalinas. As inscrições estão a decorrer até 8 de dezembro e as monstras e ruas a concurso deverão estar decoradas de 9 de dezembro a 15 de janeiro. 

ProgramaMDB_NL2019