Noite dos Medos vai ‘assombrar’ Melgaço

‘Noite dos Medos’, um evento que promete assustar e arrepiar Melgaço. Pela primeira vez o Município Mais a Norte de Portugal assinala o dia de Halloween, no dia 31 de outubro, com uma ação que envolverá a população. A vila ‘veste-se’ a rigor: da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, passando por entre as quelhas das ruas, haverá bruxas e abóboras iluminadas, com ruídos sonoros assustadores, vassouras de bruxa, panos pretos, e teias de aranhas.

A festa começa na Casa da Cultura, a partir das 21h00. O espaço estará devidamente decorado e preparado para um Welcome Drink das Bruxas, seguindo-se a apresentação das ‘Vassouras das Bruxas’, que irão a concurso. A ‘Noite dos Medos’ tem como ponto alto da noite o cortejo das bruxas, num percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, onde decorrerá o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega.

Nem as piscinas municipais escapam. O terror continua com a Festa dos Medos, numa organização dos Bares da Alameda, da Laura, Cova do Leão, Rios Bar e Bar 1996. A partir das 00h00.

O evento, também organizado em parceria com a Associação Empresarial Minho Transfronteiriço, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Concurso: ‘Vassouras de Bruxa’

O concurso pretende premiar os melhores trabalhos de escultura desenvolvidos para o evento Noite dos Medos, que estarão em exposição na Casa da Cultura. Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo a comunidade e as entidades do concelho, é o principal objetivo. Todos os trabalhos são subordinados ao tema ‘Vassouras de Bruxa’ e devem ser, preferencialmente, construídos com materiais naturais.

Podem participar em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia), do concelho de Melgaço.

Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição até ao dia 20 de outubro, e apresentarem os trabalhos na Casa da Cultura no dia 31 de outubro, pelas 21h30.

Há prémios para os três melhores trabalhos:
1º Prémio: cabaz de produtos locais
2º Prémio: uma pernoita para duas pessoas, com pequeno-almoço, na Branda da Aveleira
3º Prémio: um circuito Termal para duas pessoas, nas Termas de Melgaço

Consultar Regulamento e Ficha de inscrição.