Cruzeiro / Capela de São Julião
Descrição
Numa das saídas de Melgaço, a caminho de São Gregório, encontra-se um interessante conjunto de arte gótica popular. No cimo de uma plataforma sobranceira à estrada, assoma uma pequena capela de linhas muito simples, que se acredita ter pertencido à antiga gafaria medieval. Atente nos seus pormenores românico-góticos que remete ao século XIII (data provável da sua construção), com destaque para o portal principal de volta quebrada e arco único. Um templo singelo, classificado como Imóvel de Interesse Público, que chega aos nossos dias como reminiscência da antiga gafaria e dos caminhos medievais do Alto Minho.
No adro fronteiro a esta capela repare num cruzeiro de caminho quinhentista, em granito. Este estaria, originalmente, localizado no recinto da feira da Vila, sendo mais tarde, em 1867, transladado para este local.
Este cruzeiro merece, pela sua qualidade notável e pela sábia execução, uma leitura atenta. Dedique especial atenção às figuras esculpidas no cimo: uma cruz latina, Cristo e a Pietá. Não deixe de conhecer este interessante cruzeiro, classificado como Monumento Nacional.